quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Fim do nível 1 do curso

Hoje foi dia da última prova do nível 1 do curso intensivo de coreano, amanhã teremos os resultados e na sexta a cerimônia de encerramento. Vou aproveitar essa experiência para compartilhar com quem chegar ao blog...

E então, vale a pena fazer o curso intensivo?



Antes de começar o curso aqui na Coreia, tentei fazer um curso intensivo on-line, porém, era na época que eu estava estudando para defender meu TCC, por isso, não assisti todas as aulas e não estudei muito. Mas o curso intensivo on-line me ajudou a fixa o Hangeul, e isso por si só já foi uma ajuda muito grande, porque o curso intensivo aqui dá pouco tempo para fixação do Hangeul e regras de batchim.

Todos os cursos intensivos oferecidos pelas universidades coreanas seguem um esquema parecido. A cada estação têm turmas novas, as aulas duram 10 semanas. Há provas parciais e finais, e a presença é muito importante, além de valer 20% da nota, você pode perder seu visto se faltar demais.

Antes do começo das aulas, eu não tinha muita certeza do que me esperava. Mas, agora que terminou o primeiro nível, posso dizer que sim, valeu a pena. É uma lástima que seja tão caro, mas realmente sinto que aprendi muita coisa em pouco tempo, embora eu ainda esteja pecando muito na oralidade, em gramática, escrita e leitura me sinto bem confortável já.

Em março começam minhas aulas do nível 2. Em abril farei a prova do TOPIK I, que cobre os níveis 1 e 2. O nível 1 seria equivalente ao A1 do quadro comum europeu, e o 2 ao nível A2. Sendo assim, com a prova do TOPIK I já posso pegar o certificado do nível básico (A2). Aproveitei o fim das provas para fazer um pequeno teste, peguei a prova do último TOPIK, só a parte de leitura, e de 40 questões acertei 26, isso sem sequer ter assistido as aulas do nível 2 (que também faz parte do I). Então eu já conseguiria o certificado do nível A1 e já estou encaminhada para o do nível A2.

Vejo assim que após as aulas do nível 2 não terei muitas dificuldades de conseguir uma nota boa no TOPIK I, o que me deixa muito satisfeita. Afinal, é um curso muito puxado, então é bom ver que ele dá resultados. Quem sabe eu já não poderia me arriscar a um TOPIK II, esperando um nível 3, muito em breve?

Nenhum comentário:

Postar um comentário