segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Casamento coreano

No post de hoje vou contar para vocês como foi a minha experiência como convidada de um casamento coreano. 



O professor que é orientador de Hoyun no doutorado é muito gentil conosco e sempre tenta nos ajudar em várias questões. A filha dele estava com casamento marcado para o dia 26 de janeiro desse ano e ele convidou todos os alunos e ex-alunos, isso é comum na Coreia, convidar o máximo de pessoas possíveis para o casamento. Hoyun perguntou se podia me levar, para eu ver como é um casamento na Coreia e o professor logo ficou empolgado.

Desde o convite, eu notei várias diferenças. Algumas eu já conhecia por causa dos dramas, mas outras só ficaram mais visíveis estando lá em pessoa. Em primeiro lugar, eu perguntei como eu deveria me vestir para ir, e bem, não faz muita diferença. A maioria dos convidados se veste com roupa de escritório, não é nada tão formal quanto no Brasil, muitas pessoas inclusive vão de calça de jeans mesmo. Mas eu não queria ir muito desarrumada, então comprei uma saia de tule e um casaco novo, nada muito formal, mas também nada informal demais.

O casamento aconteceu em um hotel. É comum os casamentos serem em hotéis, para quem tem mais dinheiro, ou em salões específicos para casamentos. Eu fiquei um pouco envergonhada de tirar fotos, então tirei poucas e algumas ficaram tremidas (também tive que tomar cuidado para censurar os rostos das pessoas, pois aqui há muito cuidado com a imagem dos outros).


Voltando ao que eu disse anteriormente. Por que se convida o maior número de pessoas possíveis? Bem, todos os convidados que vão passam por uma recepção na entrada do Hall de casamento, lá tem uma bancada onde você pode cumprimentar os pais dos noivos, e vários envelopes para deixar uma quantia em dinheiro como presente (geralmente o mínimo que esperam é por volta de 50 mil wons, se você não for muito próximo dos noivos). A grande maioria dos convidados deixa o dinheiro, passa na sala da noiva que fica do lado (não há "mistério" sobre o vestido, você pode ir na sala da noiva para vê-la, cumprimentá-la e tirar foto com ela), dá uma olhada no Hall da cerimônia e simplesmente vai para o restaurante comer. Na foto abaixo, a sala da noiva fica à esquerda e a bancada para deixar o envelope com dinheiro fica à direita.


Não são muitas pessoas que assistem a cerimônia por assim dizer. Como eu e Hoyun chegamos cedo, demos uma olhada, e resolvemos assistir a cerimônia. Também pudemos ver as mães dos noivos ensaiando a entrada delas.


As mães vestiam Hanboks e os pais ternos comuns. A cerimônia não teve parte tradicional coreana, hoje em dia muitos jovens resolvem por não fazer. Achei interessante que as mães entraram juntas, não vi o pai do noivo entrando, até perguntei se o pai do noivo era falecido. As mães entraram com uma música que foi OST do drama Hwang Jin-Yi. A noiva entrou com o pai. Mas não vou postar vídeos, já que não sei editar vídeos.

Como eram famílias evangélicas, foi um pastor (que é tio da noiva) quem celebrou a cerimônia. A cerimônia em si foi curta. Teve um momento em que os amigos dos noivos cantaram duas músicas para os noivos, depois o pastor voltou para encerrar.


Após o fim da cerimônia, os convidados que ainda não foram ao restaurante comer, se dirigem para lá. Os que não quiseram ver a cerimônia já passaram por lá. No restaurante tem um telão, inclusive, então eles puderam acompanhar a cerimônia enquanto comiam.

O cardápio depende do quanto os noivos pagaram, mas geralmente em casamentos em hotéis, os noivos pagam caro e têm comidas mais luxuosas. Além disso, você não pode sentar em qualquer lugar, há lugares de acordo com o seu nível de proximidade com os noivos e o cardápio é um pouco diferente. 


Na configuração do espaço em que tínhamos que sentar, eu e Hoyun teríamos que dividir a mesa com mais duas pessoas, por sorte, ao mesmo tempo chegou um ex-professor dele com a sua esposa e sentamos juntos. Assim ficou menos desconfortável do que seria sentar com duas pessoas totalmente desconhecidas.


Esses eram alguns dos acompanhamentos, acabei esquecendo de tirar foto do prato principal, mas era Galbi-Tang (ver post sobre Galbi-Tang AQUI). Bem, quando os acompanhamentos acabavam, era possível pedir mais. Mas creio que havia um limite do quanto se pode repetir. Também já havia na mesa uma garrafa de água, uma de refrigerante, uma de soju e uma de suco.

Depois de comer, é aquele velho ditado, "comida no bucho e pé no mundo", já era hora de ir embora. A não ser que você seja muito próximo do casal, a maioria dos convidados cumprimenta os noivos, ou os pais dos noivos, e vai embora. Acho que passamos por volta de uma hora e meia entre cerimônia e refeição.

E quando estávamos saindo, outro casamento já estava acontecendo. A rotatividade em salões de casamento/hotéis que realizam casamentos é incrivelmente alta. Tipo fast food. Imagino que se o casamento possui cerimônia tradicional coreana, ele se torna mais demorado e caro, por isso muitos evitam.

O post ficou muito longo e sem muitas fotos, peço desculpas e agradeço quem leu até aqui.

Todas as fotos foram tiradas por mim e censuradas por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário