quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Meu primeiro Seollal

Mais um post atrasado, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo?

No dia 5 de fevereiro tivemos o ano novo lunar, que os coreanos comemoram como o feriado do Seollal. O feriado do Seollal dura 3 dias, além do dia do ano novo lunar, abrange o dia anterior e o dia posterior, então foi feriado aqui nos dias 4, 5 e 6. É considerado um dos feriados mais importante do ano para os coreanos, para alguns é o mais importante (outro feriado importante é o Chuseok).

Vamos falar um pouquinho do que normalmente se faz nesse feriado e como foi para mim passá-lo com a família do meu noivo (ainda é estranho dizer essa palavra).



O Seollal é um feriado para passar em família, as famílias se reúnem e fazem um banquete em homenagem aos ancestrais, também há os cumprimentos para os mais velhos da família (os mais jovens se curvam para os mais velhos), que retribuem dando dinheiro de presente. Se a família for grande, isso pode ser feito para avós, pais, tios. Vai depender na proximidade da família.

Como a avó do meu noivo faleceu em 2017, a família (digo, tios e tias) não se junta mais, então passamos o feriado só entre nós, os pais dele, e as irmãs dele. Como eles são protestantes, não fazem banquete e cumprimentos aos ancestrais, mas visitamos o cemitério no dia do ano novo.

Sobre namorados/as participarem do Seollal da família do/a parceiro/a. Não sei como funciona se o casal é formado por dois coreanos, mas com um casal coreano/a e um/a estrangeiro/a pode diferir muito, novamente dependendo da família.

Algumas estrangeiras relatam que nunca foram convidadas, mesmo namorando/morando junto com o namorado há anos (não vi relatos de homens que namoram com coreanas). Isso pode acontecer tanto porque a família não gosta do fato de o/a filho/a estar namorando um/a estrangeiro/a, como também pode ser apenas porque eles querem privacidade. Geralmente convidam depois que há o noivado. Porque ser convidada para um feriado como o Seollal é basicamente uma confirmação de que seu casamento com o/a parceiro/a coreano/a está próximo e a família aceita.

No meu caso, eles fizeram questão de me convidar. Como eles não fazem o banquete para os ancestrais, pensei que não iam passar tanto tempo na cozinha, mas pelo contrário, comi bastante nesse feriado. Minha sogra cozinhou bastante. Geralmente as noras são feitas de escravas nesses feriados, mas minha sogra, pelo menos por enquanto, não quer que eu chegue perto da cozinha. Não sei totalmente se isso é bom ou ruim, mas pelo menos não estou sofrendo como vejo alguns comentários de estrangeiras casadas com coreanos.

Uma comida tradicional do Seollal é a sopa de tteok (um tipo de bolo de arroz). Eu não consigo comer tteok, e felizmente minha cunhada mais velha e meu noivo também não, então não me senti mal em recusar.


Também ganhamos muitos pacotes de giseng vermelho, não sei se isso é um sinal de que meus sogros querem filhos e por isso nos deram giseng :)

No dia do ano novo também jogamos Yut Nori, um jogo de tabuleiro muito tradicional, especialmente no ano novo lunar, que provavelmente tem mais de 2 mil anos. Meu sogro adora nos fazer jogar Go-Stop, mas as regras do Yut Nori são mais fáceis.

Resumindo, o Seollal é um feriado para visitar a família, comer muito, lavar muita louça, ficar em casa de bobeira, jogar Yut Nori e tomar sopa de tteok. Não tem nada de muito divertido, mas dá para descansar bem. Para algumas famílias mais tradicionais, é o feriado de fazer o povo morrer na cozinha trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário