quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A numeração "free" na Coreia

O post de hoje é curtinho, não tem foto.

Desde que visitei a Coreia a primeira vez em 2012, até essa mudança de agora, nunca havia notado, embora já soubesse, dos problemas em relação à numeração de roupas por aqui. Comprar roupas na Coreia é uma reclamação muito comum nos grupos de estrangeiras. As formas das roupas são muito apertadas, para pessoas muito magras, e muitas lojas sequer têm opções M e G, apenas uma numeração que elas chamam de "Free", como se qualquer pessoa pudesse vestir essas roupas.



Eu sou uma pessoa de por volta de 52 kg e 1,66 cm, então estou longe de estar acima do peso. Talvez por isso eu tenha demorado tanto para me atentar a este fato. Mas mesmo sendo magra, muitas roupas nessa numeração "mágica" também não cabem em mim porque eu sou mais alta que a média das coreanas, aparentemente. Muitos vestidos e saias ficam curtos demais e as mangas das blusas não vestem bem.

Pela minha vivência aqui até agora, mesmo que numa média as coreanas pareçam ser menores e mais magras que as brasileiras, não é pra tanto exagero. Quero dizer, eu vejo muitas meninas e mulheres que aparentam também não caber nesses tamanhos "free" que eles tentam forçar como padrão. É muito cruel comprar roupas na Coreia para algumas pessoas. Às vezes fico pensando no que faz tantas e tantas lojas fixarem um tamanho único, como se todas as coreanas (não estou nem considerandos as estrangeiras) fossem feitas de uma forma única, e junto isso com tantos comentários maldosos sobre pesos que vejo pela internet feito sobre idols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário