domingo, 21 de abril de 2019

Minha experiência com o TOPIK

Pela primeira vez fiz o Topik, a prova oficial de proficiência de coreano, e pessoal, que passeio de montanha-russa foi!

Em primeiro lugar, não estudei especificamente para o TOPIK, como estou no curso intensivo, fui apenas com o conhecimento que estou acumulando nesses quase 5 meses de curso. Eu resolvi me inscrever para o TOPIK só para testar como era a prova, mas no fim, se a nota for boa, posso usar como comprovante de idioma para a mudança do meu visto.

Como estou em uma universidade nacional, o departamento de idiomas de lá é um dos lugares responsáveis por aplicar a prova, então eles fazem cadastro coletivo dos alunos interessados em fazer, tanto o Topik 1 quanto 2. Até a inscrição eu sequer sabia como era a divisão.

Preciso dizer que fiquei chocada em saber que o Topik 1 cobria os assuntos dos níveis 1 e 2. Nas outras provas de proficiências com as que já tive contato, geralmente você se inscreve para um nível só, e seguindo o quadro comum europeu. Enfim, quando eu me inscrevi, eu ainda estava no nível 1 do curso, mas pela data da prova eu estaria na metade do nível 2 no curso, então imaginei que não seria tão ruim.

Também fiquei surpresa que eles pedem foto estilo foto de passaporte no momento da inscrição, ouvi dizer que muitos alunos asiáticos costumavam pagar outros asiáticos para fazer as provas, e por isso eles começaram a conferir as fotos. Mas foi só um boato que me falaram por aqui.

Alguns dias antes da prova os alunos recebem um certificado de inscrição que deve ser levado ao local da prova, nesse certificado diz o que você precisa levar para a prova: RG (pode ser a carteira de identidade de estrangeiros ou passaporte, por exemplo), corretivo de fita e o próprio certificado. Não é preciso levar caneta porque eles fornecem a caneta que você vai usar na prova. No fim, eles também fornecem o corretivo, então foi inútil levar o corretivo.

A prova do nível 1 tem apenas duas partes, uma de "escuta" e uma de "leitura". Na primeira parte eu fui muito bem, imagino ter errado no máximo 4 questões das 30. Mas na parte de leitura, comecei no paraíso e terminei no inferno. Quando faltavam 10 minutos para o fim da prova, notei que não teria tempo para ler 10 questões que me faltavam das 40. Calculei o tempo super mal.

Se tudo der certo, graças à primeira parte da prova, pelo menos o nível 1 eu terei garantido, porque precisa de apenas 80 pontos mínimos para o nível 1. Para o nível 2 é preciso tirar de 140 ou mais (o máximo é 200).

Espero me sair melhor na próxima. Mas apenas no fim de maio saberei do meu resultado final.

Mais uma coisa, achei interessante a forma como eles recolheram os celulares. Eles tinham uma bolsa enorme com um espaço e uma numeração para cada celular de acordo com o número de inscrição dos participantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário