terça-feira, 22 de setembro de 2020

De volta ao blog!

 Nem lembro mais quando foi a última vez que postei aqui, mas agora que as coisas estão menos loucas, vou tentar voltar com o blog, até porque estou precisando conversar mesmo.

Então, o que aconteceu na minha vida no último ano?

Eu me casei no civil em março de 2019, em outubro de 2019 fizemos uma pequena cerimônia, em julho  de 2019 fiquei grávida, e em abril de 2020 dei à luz. Foi bastante coisa e tem muita coisa que quero comentar melhor em posts individuais. 

No post de hoje, falarei sobre meus estudos de língua coreana.

Como havia postado nos tópicos anteriores, eu vim para a Coreia com o visto D-4, de estudante de curso intensivo de língua coreana, e estava estudando na Jeonbuk National University (전북대학교). Estava perto de terminar o nível 3 do curso quando descobri que estava grávida, mas pensei que conseguiria continuar estudando até o bebê nascer.

O começo do nível 4 foi incrivelmente puxado, muito mais do que os outros 3 níveis, e a minha turma estava bastante cheia. Para completar, o horário havia mudado de manhã para tarde, logo após o almoço. Juntou o cansaço normal da gravidez com os enjoos pós-almoço (eu não fui de enjoar pela manhã, era sempre na hora do almoço), simplesmente não consegui mais :(

Então com 2 semanas de aulas do nível 4, acabei largando o curso.

Como meu marido é coreano, eu tenho a possibilidade de estudar de graça no centro de famílias multiculturais de graça, mas as aulas são apenas 2 vezes por semana, e é bastante concorrido. Por isso, planejo voltar a estudar no curso intensivo na universidade na próxima primavera, para aprender o mais rápido possível.

Não sei se continuarei estudando na Jeonbuk, porque pode ser que eu mude de cidade até meu retorno, mas eu adoraria voltar, gostei muito do curso de lá.

Agora que meu filho está maior, também preciso voltar a estudar sozinha em casa, revisar o que vi em 2018~2019, para não perder tudo que já consegui.

Para quem tem interesse em estudar coreano na Coreia do Sul (depois que acabar essa loucura do corona), sempre vou recomendar as universidades e o site oficial do governo, aqui você pode procurar as universidades por região, além de ser mais garantia conseguir visto D-4 a partir delas, se quiser ficar mais de 3 meses. É aquela coisa, eu sei que tem cursinhos nas cidades maiores, mas o ambiente da universidade vai te forçar a aprender mais rápido. E, sinceramente falando, melhor ficar longe de grupos de estrangeiros, ou no fim você só terminará falando inglês.

No próximo post falarei um pouco do processo que foi conseguir mudar meu visto de D-4 para F-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário