quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O que é o Joriwon?

Entre julho e agosto do ano passado, descobri que estava grávida. Este post contará um pouco como é a rotina em um Joriwon (ou centro pós-parto) na Coreia. Mas antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que moro no interior e que meu parto foi durante a pandemia de Covid-19.

Fiz todo o meu pré-natal em um dos melhores hospitais de saúde da mulher de Jeollabuk-do, o hospital inteiro é focado apenas em saúde da mulher, possuindo também uma pequena clínica de pediatria, com 2 pediatras, no térreo.

Esse hospital tem vários andares, e em um deles fica o Joriwon, que pode ser traduzido como centro pós-parto. É preciso dizer que nem todo hospital tem um joriwon junto, alguns joriwons funcionam de forma independente, então a nova mamãe e o bebê recebem alta do hospital e vão para o joriwon.

Como o meu hospital possui o joriwon no mesmo prédio, tive apenas que subir de andar, a equipe do hospital levou meu filho, e eu e meu esposo levamos nossas coisas e fomos. Antes de falar mais sobre o joriwon, quero mostrar um pouco como era o quarto onde fiquei até levar alta.


Esse foi o quarto para onde fui transferida após o parto. Cheguei no hospital na manhã do dia 8 de abril e meu filho nasceu à noite. O trabalho de parto e o parto foram feitos em outro quarto, também individual e, apesar da pandemia, Hoyun pôde ficar comigo o tempo todo e cortar o cordão umbilical do bebê. Esse quarto da estadia seria o meu único quarto, caso eu não fosse para o joriwon. Era um quarto simples, mas muito bom. A cama era comum de hospital, havia um pequeno sofá, armário minúsculo, frigobar, TV, escrivaninha (não apareceu na foto) e um banheiro.

Infelizmente o bebê não pôde ficar no quarto, a pandemia fez muitos hospitais mudarem suas diretrizes. Então quando meu filho precisava mamar, eu ia até o berçário.




As fotos acima são de algumas das refeições que recebi enquanto estava no hospital. A sopa de algas é muito importante para as novas mamães na cultura coreana. Mas não é apenas com algas, geralmente tem um pouco de frango, ou carne, ou peixe. O kimchi de acompanhamento era sempre o baek-kimchi, ou kimchi branco, isto é, sem pimenta.

Era uma comida simples, mas as porções eram bem fartas. Eu recebia 3 refeições principais e 3 lanches adicionais, tudo já incluso no pacote. 

Outro ponto a levar em consideração, não existe SUS na Coreia. O que existe é o Seguro Nacional de Saúde, todos os assegurados precisam contribuir mensalmente (as taxas variam de acordo com cada família/pessoa, levando em consideração a renda familiar). Com o seguro, médicos, exames, remédios, recebem abatimentos, mas isso eu posso explicar melhor em outro texto. Enfim, tudo isso para dizer que após a alta na sexta-feira, pagamos pelo parto + hospital e transferimos para o joriwon.

Quando fizemos a transferência, não pude ir imediatamente porque precisavam limpar o quarto, então fiz uma refeição do joriwon ainda no hospital. Podem observar a diferença:


O quarto do joriwon não era tão maior em espaço, a diferença mesmo era que o banheiro era maior, e também a cama de casal. Só que não era um colchão confortável como a cama do hospital, era cama de pedra aquecida! Algo popular especialmente entre os mais velhos na Coreia.

A história é que os coreanos tem uma fixação muito grande em manter uma nova mamãe o recém nascido extremamente aquecidos. As enfermeiras reclamavam de quem estava sem meia! E a roupa do hospital era um horror de quente.



A comida do joriwon em muito parecia com a do hospital, porém, com um upgrade :) mas nem todo dia era muito bom. Esqueci de passar as fotos para o pc, então fiquem apenas com uma delas, a do dia em que ganhei Bibimbap (também sem pimenta):

Passei 10 dias no joriwon, quando voltei para casa, minha sogra ficou alguns dias conosco para auxiliar.

Obviamente não é obrigatório ir para o joriwon, muitas mães não aguentam ficar longe dos bebês recém-nascidos. Para mim, foi uma experiência muito boa. Pude me recuperar quase que completamente de um parto muito difícil e cheguei em casa com condições plenas de cuidar do meu filho. Deve ter sido muito pior para o meu marido, que só podia vê-lo pela janela do berçário, novamente, devido à pandemia.

Outras coisas foram cortadas do joriwon por causa do corona, como aulas e momentos para os pais.

No joriwon eu quase não troquei fraldas, e não precisei dar banhos, então esse foi o maior choque de realidade na volta para casa :) Hoyun não gosta de expor nosso filho, então vou postar só uma foto dele, na janela do berçário do joriwon (as enfermeiras traziam ele pra perto para vermos)


Ps: Quase terminei o post sem explicar bem. O joriwon tem uma equipe de enfermeiras que fica cuidando dos bebês no berçário. Os pediatras vêm para olhar os bebês antes das altas, ou se acontecer algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário