sábado, 29 de dezembro de 2018

Incidentes desagradáveis

Antes de voltar a postar sobre comida, estava pensando em duas situações desagradáveis que aconteceram comigo na Coreia envolvendo Ahjummas e Ahjussis. Não são coisas que acontecem com frequência, acho que por isso penso nas que já aconteceram.



O primeiro incidente foi muito rápido na verdade, mas foi chocante para mim.
Em agosto de 2017 eu vim à Coreia de férias, para visitar meu namorado, e passamos alguns dias em Seul. Numa manhã, estávamos na porta da estação de metrô, ele confirmando no app do celular para onde deveríamos ir (ele não é de Seul, então lá ele é tão turista quanto eu), e eu esperando, de braços dados com ele. De repente passa um casal de meia-idade e nos encara. A Ahjumma (아줌마 - termo para mulheres de meia-idade, no Brasil em alguns casos seria um "tia", ou "senhora") olhou para mim e fez "tsc tsc" enquanto balançava a cabeça em reprovação. Desde então notei que algumas pessoas mais velhas, por exemplo, na casa dos 50 anos, não aprovam muito relacionamentos de coreanos/as com estrangeiras/os, e eles deixam claros nos olhares, eu que nunca tinha reparado até então.


O segundo incidente não foi exatamente por eu ser estrangeira, mas porque alguns Ahjussis se acham no direito de passar por cima de pessoas jovens.
O Ahjussi (아저씨 - termo para homens de meia-idade) em questão estava sentado atrás de mim no voo entre Doha e Seul. Quando eu fui deitar a minha poltrona, ele simplesmente ficou batendo com os joelhos para eu não deitá-la, porque ele e a esposa dele queriam espaço! Estavam ocupando três poltronas e a esposa estava com a cabeça no colo dele! Então, obviamente eu, jovem, teria que ceder espaço /ironia/. Chamei a aeromoça, que em coreano passou sermão nele enquanto os outros coreanos olhavam espantados a audácia da criatura (a criatura = o Ahjussi). O serviço da Qatar foi muito bom nesse voo, as aeromoças resolveram a questão e sempre me perguntavam se eu estava bem, pena que a aeronave era horrível.


Ahjummas e Ahjussis têm fama de serem problemáticos e alguns realmente são e vão achar que estão no direito de passar por cima de você só por causa da idade, mas felizmente não tive muitos incidentes assim nas três vezes que vim anteriormente para a Coreia e agora que estou morando aqui. A grande maioria das minhas interações com pessoas mais velhas foram muito boas, especialmente com a família do meu namorado.

Fotos aleatórios retiradas do meu acervo pessoal [Busan - Jeonju - Suwon].

Nenhum comentário:

Postar um comentário