domingo, 23 de dezembro de 2018

Visto D4 - Coreia do Sul

여러분 안녕하세요!
Hoje eu vou falar um pouco sobre como foi o procedimento para o meu visto de estudos na Coreia do Sul e tentar dar algumas dicas, além de falar das dificuldades que podem ser enfrentadas nesse processo.



Desde que decidi fazer o curso intensivo de coreano, soube que precisaria do visto D-4-1 para passar mais de 3 meses na Coreia, mas afinal que visto é esse?


O visto D-4-1 é um visto específico para quem vem à Coreia do Sul para estudar coreano. Há outros tipos de visto de estudante, então se você planeja fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado aqui, esse visto não é para você. 


Quem acompanha brasileiros que moram na Coreia já devem ter ouvido falar que esse visto é complicado de se tirar, e realmente ele não é tão fácil de conseguir por um motivo: você precisa comprovar ter pelo menos 9 mil dólares em uma conta do banco. Para facilitar o entendimento do que precisa para se pedir esse visto, vou mostrar a lista.


Documentos necessários para o visto D-4-1(D4 para os íntimos):
1. Formulário N.17 (Ele pode ser baixado no KOREA VISA PORTAL, site indicado pela própria embaixada da Coreia no Brasil, o site pode ser acessado em inglês e basta você dizer de onde é, o motivo da viagem e o tempo que quer ficar que o site mostra a lista de possíveis vistos para o seu caso - Embora eu tenha baixado o do site, quando cheguei na embaixada a funcionária me pediu para passar a limpo em uma versão mais nova do formulário que me foi entregue lá).
2. Passaporte (Levei também a xérox autenticada do meu passaporte).
3. Foto 4 x 5 (A foto precisa ter o fundo branco, ela deve ser colada no formulário)
4. Carta aceite da universidade e documentos da instituição de ensino (O curso que estou fazendo é na universidade, e a maioria dos cursos intensivos reconhecidos pelo governo coreano são cursos fornecidos por universidades. Não pode ser a versão mandada por e-mail, você tem que levar os documentos que a universidade manda pelo correio).
5. Prova do nível escolar mais alto - documento apostilado (Pode ser diploma universitário ou certificado do ensino médio, mas o documento precisa ser apostilado. A funcionária da embaixada queria ficar com meu documento, mas eu pedi para deixar a xérox autenticada, porque preciso dos meus documentos, e ela aceitou).
6. Extrato bancário mostrando mais de 9 mil dólares na conta - Pode ser também uma declaração do banco dizendo o saldo exato. Extrato ou declaração precisam ser carimbados e assinados pelo gerente (Esse documento deu problema porque a funcionária não sabia ler o extrato do banco do Brasil, então ela aceitou a declaração que enviei posteriormente por Sedex).
7. Segunda via da Certidão de Nascimento (Pedem segunda via porque eles querem ficar com esse documento).
8. Plano de estudo. (Eu fiz um documento como fiz quando pedi visto de estudante na Alemanha, mas na verdade o que a funcionária queria dizer era um documento dizendo a infraestrutura do curso, por exemplo, número de salas e professores).
9. RG e cópia autenticada.
10. Taxa em dinheiro, para o visto e para o envio do passaporte com o visto caso você more em outro estado. Não lembro bem do valor exato do visto, mas creio que seja por volta de 50 dólares, mas se paga em real mesmo.


Basicamente são esses os documentos necessários para entrar com o processo do visto. Além disso, mesmo que você more longe da embaixada em Brasília ou do consulado-geral em São Paulo, você precisa ir pessoalmente dar entrada no processo, levar seus documentos e se apresentar. Paraibanos como eu, devem se deslocar para Brasília, e isso é tratado no setor consular da embaixada. Então, antes de resolver ir para Brasília ou São Paulo, você precisa ver qual dos dois escritórios é responsável por atender pessoas residentes no seu estado de origem.

Voltando a trata da questão dos 9 mil dólares, realmente é algo muito complicado. Você pode usar documentos do banco dos seus pais, avós, ou alguém que você possa comprovar o grau de parentesco. Eu não sei ao certo porque exatamente esse valor. Quando eu comecei a pesquisar os valores para o curso intensivo de coreano, nos idos de 2015/2016, eu vi que eles pediam comprovação de 5 mil dólares. O que fez eles aumentarem esse valor absurdamente é um mistério para mim, mas eu sei que as leis coreanas de imigração ficaram mais rígidas nos últimos anos, então tenham cuidado antes de querer embarcar em uma aventura sem muito controle ou conhecimento, também está havendo batidas policiais atrás de imigrantes ilegais, especialmente em Seul.


O visto D4 ainda tem uma observação.
Com o visto D4, o estudante fica impossibilitado de trabalhar por 6 meses. Se você for pego trabalhando nesse período, você pode receber uma multa que varia de 10 milhões até 200 milhões de wons. Além disso, o visto D4 só dará, depois de seis meses, permissão para trabalhos de meio-período (até 20 horas semanais) e em áreas específicas, como tradução, trabalho de escritório, serviços de restaurante, etc. Se você for pego trabalhando em algo fora das áreas permitidas, você pode até ser deportado. E eu já vi relatos de pessoas que sofreram armações para serem pegos trabalhando ilegalmente, então todo cuidado é pouco.

Posso entrar como turista e pedir mudança de visto para o D-4-1? Não. Hoje em dia não é mais possível fazer esse tipo de mudança de visto sem sair da Coreia. Como eu disse, as leis de imigração mudaram. O pedido precisa ser feito em uma embaixada/consulado-geral fora da Coreia do Sul, mas não sei precisar se é necessário ser na embaixada do seu país.

Por fim, a duração mínima do visto D4 para brasileiros é seis meses e ele pode ser renovado até 2 anos.

Minha recomendação é sempre ligar para o setor consular da embaixada em Brasília ou para o consulado-geral de São Paulo para tirar dúvidas específicas, além de sempre manter contato com a instituição de ensino, pois eles vão ajudar em tudo que puderem.

Obrigada a todos que leram até o fim.

Screenshots retirados dos sites: Korea Visa Portal e Chonbuk National University.
Foto do meu arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário